

Tentando fazer o ponto pérola, encontrei o ponto diamante... Parece uma poesia. Mas realmente, o diamante é muito gracioso. O bordado estava pronto a alguns dias, mas como o tecido era pouco, deu exatamente a bolsa, e fiquei sem saber como fazer as alças. Mas a bolsa já está prometida pra uma lindinha ( Jackie, minha sobrinha que faz aniversário dia 29/05), então tinha que terminá-la hoje. Pensei em comprar alguma coisa pronta, que incrementasse a bolsa. Mas depois analisando melhor, sei que não é em todo lugar que se encontra acessórios com facilidade, então resolvi colocar meu cordãozinho mesmo, que é fácil de encontrar, e ninguém vai dizer que não fez a bolsa porque não tinha alça. E não é que ficou charmosinha? Achei que ficou bem leve, combinou bem...Depois se achar outra coisa é fácil trocar.
Fuçando meus tecidinhos, (aqueles que quando você vê compra nem que seja meio metro, pra fazer alguma coisa quando der certo), achei esse que tinha tudo a ver com a do modelo.
Borde com miçangas ou outra pedra que preferir, o encontro dos quadrados não fica muito "perfeito", com a pedra cobrimos esse encontro, e dá o charme do ponto.






Olha só que fofura! Ontem o dia estava nublado e friooooo...dormi a tarde toda. Então à noite estava "acesa", e é lógico, fiquei passeando pela NET, vendo as coisas lindas que o povo faz. E por acaso entrei no blog da Gloria Luz (desenhandocomlinhasbygloria) e encontrei essa almofadinha linda. Bati o olhão e vi que era feita pelo ponto pérola, que nós fizemos ontem...Não tinha nenhuma explicação, mas nem precisava, né...Acho que até sonhei com ela, porque a primeira coisa que lembrei a hora que acordei foi dela. Fui correndo fuçar meus paninhos e dei um jeito de fazer...
Como é feito de um composê, o paninho que eu tinha que mais gostei foi esse...
Cortei as tiras que formam um quadrado, inverti e emendei...
O quadrado ficou com 21 cm de lado.
Marquei o quadrado onde fiz o ponto pérola. O quadrado bem no meio deve ser a terça parte da lateral do quadrado ( fora a costura lateral). Como eram 21 cm, descontando 1 cm de costura (0,5 cm de cada lado), fiquei com 20 cm . Dividido por 3 = 6,6 cm, aproximadamente. É o tamanho do lado do quadrado. ( Os riscos a mais são minhas tentativas frustradas....)
Faça o ponto pérola ( pap no post anterior ).


Gostaram? Só não tenho certeza de que vou ter coragem de espetá-lo...Vou acabar colocando um "cheirinho" e deixando como sachê...
O gráfico nem é necessário, porque na verdade vocês vão só dividir o tecido em "quadrados", e marcar alternadamente, ou seja, um sim e um não. Aconselho que o primeiro trabalho seja feito com um tecido como esse, com linhas que vão ajudar a fazer as dobras corretamente, até vocês entenderem bem.

2) Dão un nó no ponto inicial, cruze o quadrado, fazendo um X.
3) Cruze do outro lado, e volte para o ponto inicial.
4) Puxe a linha com força,fechando o quadrado, e dê dois nózinhos, para prender bem. Para fechar, empure o tecido para baixo, formando pregas. Empure o tecido na mesma direção, em sentido horário.
5) Assim...levando as pregas sempre para o mesmo lado, o losango se forma automaticamente. Vá "passando" as pregas e dobras com as unhas, para ir ajeitando.

7) O avesso definido....
GRAVATINHA :
Achei o nome estranho quando vi a primeira vez, mas tenho que concordar: quando juntamos dois quadradinhos e fechamos, fica exatamente como um "colarinho", e o acabamento com miçangas ou pérolas dá o toque final.

O ponto capitonê ondas de copacabana é conhecido por alguns por ondas, por outros por cobacabana, mas na verdade é uma coisa só : as ondas do Calçadão de Copacabana,que segundo li foi construído em 1904, com pedras portuguesas, e depois modernizado por Burle Marx...
Então aqui está o gráfico para fazer uma almofada pneu no ponto capitonê Ondas de Copacabana.
Fiz a almofada quadrada, ( 40 cm x 40 cm ), então usei o tecido com 85 cm, e largura de 60 cm. ( O tecido "encolhe" nas ondas, reduzindo a 50 %, mais ou menos.)
Para marcar, use o mesmo "padrão" de pontos da almofada pneu, só que para esta almofada eu usei quadrados de 2,5 cm, que acentuaram as ondas...Se quiser mais delicado, use 2 cm.
Então deixe uma margem de 3 cm, e trace em todo o tecido.
Depois de bordado, costure as bordas , de 5 a 6 cm, e prepare as "costas" da almofada, colocando o zíper ou outro fecho de sua preferência ( velcro, botão...). Alfinete frente e verso, direito sobre direito, e costure.
Deixe o zíper aberto um pouco, para virar depois.
Desta vez eu acho que acertei: quando fiz uma borda na almofada verde do ponto folhas, não fiquei satisfeita com o resultado; achei que ficou "murcho"...Nesta eu "recheei" as bordas com fibra acrílica. Não deu pra mostrar porque tem que ir colocando a manta por dentro e alfinetando....Mas o resultado ficou muito bom.

Passou por aqui??? Não vá embora sem deixar seu recadinho....