quinta-feira, 27 de maio de 2010

PONTO CAPITONÊ DIAMANTE -BOLSA




Tentando fazer o ponto pérola, encontrei o ponto diamante... Parece uma poesia. Mas realmente, o diamante é muito gracioso. O bordado estava pronto a alguns dias, mas como o tecido era pouco, deu exatamente a bolsa, e fiquei sem saber como fazer as alças. Mas a bolsa já está prometida pra uma lindinha ( Jackie, minha sobrinha que faz aniversário dia 29/05), então tinha que terminá-la hoje. Pensei em comprar alguma coisa pronta, que incrementasse a bolsa. Mas depois analisando melhor, sei que não é em todo lugar que se encontra acessórios com facilidade, então resolvi colocar meu cordãozinho mesmo, que é fácil de encontrar, e ninguém vai dizer que não fez a bolsa porque não tinha alça. E não é que ficou charmosinha? Achei que ficou bem leve, combinou bem...Depois se achar outra coisa é fácil trocar.

O modelo que encontrei foi esse, achei lindo, mas o diamante na minha versão é em diagonal... Então a única coisa que mudei foi isso.


Fuçando meus tecidinhos, (aqueles que quando você vê compra nem que seja meio metro, pra fazer alguma coisa quando der certo), achei esse que tinha tudo a ver com a do modelo.


Eram 50 cm, então cortei 1,20 cm na largura, e deixando 2 cm na margem risquei uma faixa de 20 cm, em quadrados de 2 cm. Os quadrados tem que ser pequenos, porque na diagonal vai formar um losango, que terá a medida da diagonal do quadrado, que é lado vezes raiz de dois, então teremos 2 cm X 1,41 = aproximadamente 2,82 cm...Se quiser fazer na horizontal, então já coloque a medida normal do quadrado que você deseja.




Risque o tecido e costure a lateral, cuidando para não interromper a sequência. Borde conforme o PAP abaixo.



Borde com miçangas ou outra pedra que preferir, o encontro dos quadrados não fica muito "perfeito", com a pedra cobrimos esse encontro, e dá o charme do ponto.



Prepare o forro, não esquecendo de deixar a abertura no fundo para "virar" depois. Como o tecido da bolsa é fino, usei um algodão bem mais grosso, pra bolsa ficar mais estruturada. Na parte de tecido coloquei entretela colante e um botão de pressão.



Fiz um bolso porque sei que ninguém gosta de procurar as chaves no fundo da bolsa cheio de tranqueiras...


Coloque a bolsa dentro do forro, sendo direito-com-direito pelo lado de dentro. Costure.


Vire e feche o "buraco" com pontos invisíveis. Borde a última carreira , que deixamos para facilitar a costura, e aproveite para prender o forro na bolsa com estes pontos. Coloque a alça. Fácil, né....






Então aqui está o PAP do ponto CAPITONÊ DIAMANTE:





Se preferir fazer na horizontal, então é só marcar quadrados alternados, lembrando de fazer quadrados maiores, então o ideal é 3 cm.



1) Dê o nózinho no início do losango marcado. (Use uma linha mais resistente)





2) No sentido anti-horário, leve a linha de 1 para 2, de 2 para 3 , de 3 para 4, e volta para 1. Observe que a linha vai POR BAIXO do tecido.


3 ) Aqui o direito do tecido: a linha veio de 1 até 2, entrou novamente e vai de 2 até 3 ....





4) Puxe com força e dê dois nózinhos, bem apertados.



5) Já ajeite as pregas, encaixando direitinho. Observe que é uma dobradura, todos os cantinhos tem que encaixar perfeitamente.

6) Dê mais um ponto no meio, para fixar melhor o tecido....



7) Faça um arremate na lateral direita e corte a linha.



8) Direito, prega formada. O encontro de mais pontos é que vai formar os losangos.




Aprendendo a contar os meus dias, que Graças a Deus estão sendo muitos, amanhã chego no 5.1











17 comentários:

  1. Essa bolsinha ficou simplesmente linda! Adorei a estampa do tecido que vc escolheu, sua sobrinha vai ficar muuuuito feliz.
    Beijos mil
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. olá amiga!

    Temos novidades então você está bem e fico muito feliz por isso. Teu blog está cada vez mais lindo, parabéns! E muito obrigado por sua generosidade.
    Que Deus te abençõe muito e te bastante saúde, para você possa continuar a alegrar os nossos dias. Beijos mil.

    ResponderExcluir
  3. The bag is beautiful! Thanks for sharing.
    Beat wishes
    Vani

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida,
    FELIZ ANIVERSÁRIO, que DEUS a abençoe e que todos os seus sonhos se realizem.
    Tânia.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Parabéns! Você é muito querida!
    Adorei esse novo ponto! Seu blog é referencia pra mim!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. thank you for this wonderful share! I wish you a good continuation for this wonderful blog.
    I'd like to know how to subscribe to your newsletter and follow the news of your items.
    big kiss
    naweldoigtdore

    ResponderExcluir
  7. thank you for this wonderful share! I wish you a good continuation for this wonderful blog.
    I'd like to know how to subscribe to your newsletter and follow the news of your items.
    big kiss
    naweldoigtdore

    ResponderExcluir
  8. Adorei esta tecnica. Não conhecia. Ainda não tentei fazer, pois ainda não entendi muito bem...mas vou tentar. Muito obrigada por partilhar conosco,pobres mortais, coisas tão lindas...Parabéns, vc é super artista...
    Fátima

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Nossa, olhei todo o teu blog. Tu não imagina o quanto tempo procuro esta técnica de trabalho... só não sabia o nome dado à ela. Quando achei o teu blog, vibrei. Copiei todos os teu trabalhos, pra não correr o risco de perder nada.
    São tão maravilhosos, a tua forma de ensinar é simplesmente fantástica. Obrigada por existir e por dividir conosco tudo o que sabes.
    Abraços
    Suzi

    ResponderExcluir
  10. Sonia,parabéns muito linda a bolsa, estou muito feliz pela sua recuperação pessoas especiais assim como você jamais deveriam ficar dodói,mas são os desígnos de DEUS,cada um tem uma missão.Mas é ele também que vai curá-la amiga.Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!
    Nunca me aventurei nesta técnica,mas vendo seus trabalhos,estou apaixonada!
    Suceso sempre.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  12. oi tudo bem? linda a bolsa, vou tentar fazer a minha filha conseguiu fazer e ficou lindo, obrigada por dividir com nós seus trabalhos. gosto de passear aqui. abraços lourdes. e PARABENS por mais um ano e que seja cheios de saúde e felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Ola querida..Como vc tá? Espero que esteja bem..
    Somo sempre vc trazendo lindas novidades pra dividir conosco..
    Essa bolsa ficou linda...Parabéns pelas artes e que Deus te abençoe a cada dia e tenha um otimo final de semana..
    Estava sumida pois estava sem pc, agora estou de volta e estarei sempre passando por aqui para saber de vc e das suas artes..Beijo no coração e saúde sempre...

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sonia, que gostosura passear pelo seu blog. Nem sabia que esse ponto tinha esse nome..tá vendo? Vivendo, passeando na net e aprendendo...rs
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  15. Sonia tentei fazer o ponto diamante ,sera porque nao deu certo eu puxei a linha mas nunca forma estas pregas , socooorrro me ajude a fazer ele;pois apaixonei nele quer fazer uma bolsa tbm bjsss

    ResponderExcluir
  16. Luana, mande por e-mail suas dúvidas que eu vou tentar ajudá-la...Bj

    ResponderExcluir
  17. Sonia fiquei muito feliz de vc ter lido o meu comentario, eu nao tenho e mail, mas pode passar no do meu sobrinho que ele me passa por favor o e mail e otaviocarrijo82@hotmail.com desde ja agradeço sua atençao que DEUS te elumine vc e sua familia bjsss fk com deus!!!!

    ResponderExcluir