sexta-feira, 30 de julho de 2010

BOLA DE TECIDO - PUZZLE BALL AMISH - PAP



Gosto de fazer coisas diferentes...(ninguém notou...), e quando minha amiga Arlette me pediu o PAP dessa bola, percebi que não havia nenhum tutorial em português;( pelo menos não encontrei); então enquanto fazia um presentinho pro Felipe, lembrei de fazer um PAP bem rapidinho ( verão que é muito fácil) dessas bolas terapêuticas, porque nessa época de L.E.R. todo objeto que auxilie é considerado terapêutico. E com certeza vocês irão gostar de apertar essa fofura. Lição de História:
Chamadas de Amish ball, Amish baby ball, Amish puzzle ball ou ainda brainy baby ball (por sua forma cerebral), foram criadas no século XVIII pelos Amish que vivem até hoje nos EUA. Elas tinham inicialmente a função de divertir não só os bebês e crianças pequenas como também as moças. O grupo religioso Amish surgiu na Suiça, no século XVI e hoje não mais é encontrado na Europa. Só existem , conservando seus hábitos , cultura e religiosidade, nos EUA, principalmente na Pensilvânia. Portanto esta bola é um brinquedo bem antigo! E continua tendo seu encanto e a mesma utilidade. Seus gomos facilitam sua manipulação. São um excelente exercício!






Esse é um esboço de como fazer as "faces" de cada gomo, que depois vamos unir para formar a bola. O ideal é que a largura seja "aproximadamente" a metade da altura. Para uma bola são necessárias 36 faces.






Redimensione o molde para o tamanho que desejar.




Como esta é para um bebê, não a queria muito grande, então usei essas medidas: 7 cm na largura e 15 na altura, já com as folgas para costuras. Fiz o molde num retalho de depron, depois fui riscando no tecido. Pode cortar de 2 em 2, facilita. Mais que isso minha tesoura não aguenta....




Usei duas cores: uma "exterior" (as bolinhas) e a outra "interior". Vamos precisar de 36 peças, 12 para a parte exterior e 24 para a parte interior.




Costure unindo as laterais 3 peças : 2 da parte interior e uma da parte exterior, deixando uma abertura para "rechear" ( fibra siliconada). Eu procurei deixar essa abertura entre as partes interiores, porque depois a costura à mão não aparece.




Costure a abertura de todas as peças já recheadas. Lembre-se de que essa bola será "apertada" por crianças e adultos curiosos, esses pontos devem ser bem fortes (usei a linha de bordado).





Costurar três peças , unindo-as pelas pontas. Use "aquela" linha bem resistente.



Agora vamos juntar todas as partes: usei meus alfinetes de velha para apoio. Os pontos devem ser bem firmes. Vi alguns modelos com botão, laços, etc nessa união; fica bonito,cobre os pontos, mas não achei apropriado para um bebê.





Prontinho. Não ficou linda? Fiz uma embalagem especial de "saquinho" que depois pode ser aproveitado para outras coisas....


Agora, se ficou em dúvida da cor, dá uma olhada nessas, quem sabe te ajuda....(Bem maiores, percebam, para "crianças" mais crescidas)



Essa é para o Felipe, um fofucho filho de uma amiguinha da filhota. Olha ele aqui no colo dela ; já dá pra ter uma idéia da vó coruja que vou ser....




E enquanto não tenho netos, fico babando no dos outros...Olha como ele se distrai e ao mesmo tempo está desenvolvendo suas habilidades motoras.









Um beijão pra minhas amigas que estão sempre por aqui, amo vocês.










32 comentários:

  1. Achei linda essa bolinha e facil de fazer, vou tentar, obrigada por dividir, bjs!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MINHA QUERIDA! EU SIMPLESMENTE ADOREI!!!!!! VOU FAZER UMA BOLA DESSA PRÁ DAR DE PRESENTE PRO FILHINHO DE UMA AMIGA! BRIGADA PELO PAP. GENIAL! BJKS

    ResponderExcluir
  3. ESTOU FAZENDO UMA!!!!!!!!! DEPOIS EU POSTO NO BLOG!!!!!!!!! BJKS E BOM DOMINGO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. SONIA QUE DIFERENTE ,ADOREI, VOU TENTAR FAZER UMA PARA MEU BEBÊ DE 1 ANO E 4 MESES ACHO QUE ELE VAI ADORAR,BEIJOS E UM ÓTIMO FIM DE SEMANA PARA VOCÊ.

    ResponderExcluir
  5. Amada, achei linda a bolinha, você já viu as maçãs de tecido? e abóbora? qdo vi lembrei de vc, que com certeza faria de olhos fechados, bjs

    ResponderExcluir
  6. Ana, já fiz as maçãs, bananas peras, abóboras, a feira toda;qualquer hora posto p vcs verem, ficaram lindos....

    ResponderExcluir
  7. OLÁ SONIA QUERIDA! VOU TE CONTAR, EU FIZ A BOLA, AINDA FALTAM OS PONTINHOS FINAIS. MAS O PRIMEIRO É DE QUEBRAR A CABEÇA. EU ACHO UM BRINQUEDO EXCELENTE. A MINHA FICOU UM POUQUINHO FRANZIDA, MAS COMO É A PRIMEIRA.... NAS OUTRAS A GENTE MELHORA NÉ? EU HOJE OLHEI TUDO QUE VC. POSTOU ATÉ AGORA, CONFESSO QUE FIQUEI BABANDO DE QUEIXO CAÍDO. MENINA, DÁ VONTADE DE FAZER TUDO. ISSO É UM TRABALHO QUE AINDA NÃO FIZ, MAS ME ENTUSIASMEI. É MARAVILHOSO! PARABÉNS AMIGA! AMEI SEU BLOG! AH! LEVEI ALGUNS QUADRINHOS COM TEXTOS DA BÍBLIA QUE ACHEI LINDOS DE VIVER. BJKS E BOA SEMANA! FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  8. nossa... olhando pensa que é tão difícil... que bom q existe vc para revelar estes "segredos"!!! Lindo trabalho... e tb vou copiar... vai ficar legal tb na decoração do quarto das crianças

    ResponderExcluir
  9. olá sonia querida!!!! Eu já fiz 2 bolas. A que eu fiz hoje já ficou melhor, pois peguei o molde do seu post mesmo, aumentando o zoom do vídeo. Ficou um pouco menor, mas gostei mais. Amanhã vou postar e farei a maior propaganda do seu blog. amo demais tudo que vc. faz e com certeza, depois de terminar algumas coisas que estou fazendo, vou tentar o tal do capitonê. rsrsrs
    bjks minha linda e ótima semana prá vc. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. É verdade Sonia
    combinaria mesmo com o enxoval.rsrs
    Parabéns pelo trabalho!
    Bj e que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  11. oi adorei conhecer o seu blog,seus trabalhos sao lindos ,depois me visita ok? bjs http://cantinhodosbordadosdf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia.
    Adorei a bola terapêutica.
    Obrigado pela excelente pap.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  13. OLÁ SONIA!!!! TD. BEM? EU FIZ NA VERDADE 3 BOLAS, SENDO QUE A PRIMEIRA EU DESMANCHEI PORQUE PERCEBI QUAL FOI O MEU ERRO. DEPOIS FIZ DUAS E HOJE POSTEI NO MEU BLOG. SE VC. QUISER CONFERIR, RSRSRS, DEPOIS ME CONTA. BJKS

    ResponderExcluir
  14. oi SONIA,te conheci hoje e descobri que vc e um anjo,por que pois sabe repartir seus conhecimentos com a gente.
    que DEUS te abençoe plenamente
    bjosssssssss

    ResponderExcluir
  15. Uma ideia interesante.À muito tempo que não costuro e fiquei com vontade. Obrigado pelo PAP.Vou explorar melhor o seu blog

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sonia, gostei do pap da bola. Eu faço um outro modelo, mas dá mais trabalho. Vou experimentar essa. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sonia, como vai? Eu tenho um presentinho para vc. Passe pelo meu blog e pegue um selinho que tem lá. É para vc com muito carinho!
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  18. hola, soy de Chile, es hermosa, puedes explicar porque primero se pegan solo 3 partes y despues siempre se ven 4 partes??

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga... como são doze partes, você une de três em três, que serão quatro partes de três...
    4 X 3 = 12 ...

    ResponderExcluir
  20. Que Lindo, Gracias. Y está Bello Su Mensaje de Cristo y el Salmo para los Niños. Que Dios Te Bendiga.

    ResponderExcluir
  21. Muito pratica tua bolsa,e essa bola!!!!!!vou faser uma pra escolinha das netinhas,gostei da aula,vou procurar mais sobre eles,beijo no coraçao ionemallio.

    ResponderExcluir
  22. estan maravillosos, tratare de hacerlos para enseñarlos en mi pais, chile, soy monitora de manualidades y me encanta todo lo que sea con telas,muchas felicidades y gracias,un abrazo a la distancia.
    sarita vega

    ResponderExcluir
  23. Amei o pap que vc fez Sônia, há tempos queria muito fazer e nem tinha noção de como...Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e que Deus continue te abençoando sempre....

    ResponderExcluir
  24. Olá, Sonia.
    Acabei de chegar ao seu blog através do Desejo Concedido, e estou encantada com o seu gesto tão carinhoso de traduzir pra gente o pap 'in english'. Muuuito obrigada.
    Acho que em breve farei umas bolinhas dessas (tão lindas !!!!) para lembrancinhas de aniversário. Se der tudo certo, eu mostro pra vc, tá ?
    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Sonia!
    Achei muito interessante essa bola para bebês. Segui as suas dicas e já fiz duas. A primeira ficou melhor porque o tecido é mais fechado. A segunda, a fibra está passando para fora, porque o tecido é mais aberto. Não ficou adequado para bebê. Dei para meu neto de 7 anos porque gostou e mora em apartameto. Nesta eu costurei um guiso dentro de cada gomo.
    Imagino que também possa ser usada por pessoas de outras idades, idosos, cadeirantes em atividades de lazer e convivência.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Um abraço e que Deus te abençoe hoje e sempre...

    ResponderExcluir
  26. Adorei!!!!!!!!
    Tinha curiosidade de saber como era feita.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada pelos excelentes posts! Amei!
    Beijos e muita saúde e felicidade pra vc!

    ResponderExcluir
  28. OI SÔNIA, TUDO BEM?
    AMEI ESSE PAP, ESTAVA PROCURANDO UMA BOLA EM TECIDO PARA UM BEBÊ.OBRIGADA POR DIVIDIR CONOSCO.
    SUCESSO!
    BEIJÃO!
    KÁREN

    ResponderExcluir
  29. You'll also opt in purchasing a survey scanner if you should happen to feel that you need better probabilities in finding the ore that you would like to mine. Try and keep all of your tools and items organized in a neat way. If you choose an activity that the both of you enjoyed together, this will aid remind your ex of how pleasurable it was spending time with you, bring back the good days.

    Stop by my weblog: mining

    ResponderExcluir
  30. Hostas come in a wide variety of colors, shapes and sizes
    and can be found in almost every home landscape. Cypress mulch has organic compounds
    that are allelopathic. Cardboard mulch is very uncommon
    in Los Angeles, California and other parts of the country.



    My web-site ... mulching

    ResponderExcluir
  31. If you are like me and love garlic, you are already
    too late. Due to the popularity of organic gardening, organic potting soil and compost are available at most garden centers.

    Without fertilizing additives (natural or chemical), plants will be stunted and unhealthy.


    my weblog; sustain

    ResponderExcluir