sexta-feira, 6 de maio de 2011

UM AMOR INCONDICIONAL

  Todos os amores são vitais e indispensáveis. Esses amores, quando eclodem, mudam nossos referenciais e, na alucinação de cada descoberta, nos transformam outra vez em adolescentes inseguros e sonhadores. Esses amores são todos condicionais. Eles dão e cobram reciprocidade, e só não pedem recibo por constrangimento.
    Nisso tudo contrasta o amor de mãe, que, 
sem ser menos intenso, é o único que não tem vergonha de ser absolutamente incondicional.




   O único amor que sobrevive ao descaso, à indiferença, à traição, simplesmente porque está acima dessas miudezas da alma humana, nunca será de fato ameaçado por elas.


 Ser mãe é ficar emocionada com os movimentos anárquicos daquele corpúsculo disforme na ecografia e depois chorar de pura emoção ao receber aquele frangote gosmento, de cara torta e mal acabada.
    Ser mãe é dobrar com carinho as roupas de recém-nascido e se estremecer ao lembrar o inesquecível cheiro de bebê que você um dia teve em seu pescoço, não importa quanto tempo já tenha passado.
    Ser mãe é não pregar os olhos nas madrugadas infindáveis e finalmente fingir que dorme placidamente quando você retorna barulhento e despreocupado.
    Ser mãe é perceber a tristeza do filho por trás do sorriso disfarçado e intuir que alguma coisa está errada quando o machão autoritário reaparece com ar de filho extremado.




 Ser mãe é sublimar o ranço ciumento da nora ou genro  para manter o rebento por perto e suportar em silêncio a repetição dos erros que ela própria cometeu, para não parecer intrometida.
    Num mundo de generosidades ameaçadas, que tal fazer do DIA  DAS  MÃES uma homenagem ao amor incondicional?
    Confesse isso nesse Dia das Mães e receberá dela um sorriso que só uma mãe sabe sorrir e, quando ela te abraçar agradecida, tenha a certeza de que a alegria que ela está sentindo se misturará generosamente com o doce perdão pela sua demora em perceber a incondicionalidade do seu amor de mãe.





 Se voce não confiar na eficácia do discurso, leve também um presentinho; mas não se iluda, quando ela afagar dissimuladamente o pacote: gostaria mesmo de estar acariciando o coração do menino que ela sempre amou mais do que a ela mesma, sem sentir necessidade de confessar pra ninguém.



  CAMARGO, José J. Adaptação do texto "UM AMOR INCONDICIONAL" publicado no livro "Não pensem por mim - Reflexões e histórias de um médico". Porto Alegre, RS: AGE, 2008


   Com esse texto lindo que recebi da minha filha hoje ( e que pela primeira vez passará o Dia das Mães longe da mamãe) quero homenagear a todas as mães que passam por aqui e tiveram paciência de ler...Que o domingo seja um dia lindo, e que tenham muitas alegrias; não só neste dia, mas em todos os dias do ano.


Beijos...


Mensagens para Orkut

 

9 comentários:

  1. Boa noite Sõnia, adorei a sua mensagem para o Dia das Mães,o nosso dia. Costumo dizer, que todos os dias são dia das mães, pelo que fazemos e pelo que passamos pelos nosso filhos tão queridos e amados.Quero aproveitar a oportunidade para lhe desejar um Feliz Dia das Mães e que Deus lhe proteja e lhe ilumine sempre. Beijos da amiga, Eliana Gregório.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Sônia, a mais pura verdade. Te desejo um Feliz Dia das Mães pra vc, com muita saúde e paz. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Vou passar o dia das mães longe, mas em compensação no seu aniversário vou estar aí! :)
    Beijão pra melhor mãe do mundo!

    ResponderExcluir
  4. Sonia,
    maravilhoso esse texto. Muito obrigada pelos votos e eu lhe desejo da mesma forma com meu carinho.
    Tenha um feliz dia
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. nossa que lindo esse texto, fiquei emocionada lendo, obrigada por compartilhar com a gente, beijos feliz dia das mãe pra vc tbm....

    ResponderExcluir
  6. Oi Sonia.
    Linda homenagem.
    Feliz dia das mães para voce também.
    bjtos no coração.Nile.

    ResponderExcluir
  7. Estou em lágrimas com sua mensagem.Tudo que vc escreveu só compreende aquea que teve a oportunidade de um dia ser mãe.Que Deus te ilumine sempre e parabéns pelo nosso dia.

    ResponderExcluir
  8. precioso homenaje .felicidades y gracias un abrazo ,muy buena tu pagina Sonia

    ResponderExcluir