domingo, 30 de maio de 2010
PONTO CAPITONÊ PÉROLA - APLICAÇÕES
quinta-feira, 27 de maio de 2010
PONTO CAPITONÊ DIAMANTE -BOLSA
Risque o tecido e costure a lateral, cuidando para não interromper a sequência. Borde conforme o PAP abaixo.
Prepare o forro, não esquecendo de deixar a abertura no fundo para "virar" depois. Como o tecido da bolsa é fino, usei um algodão bem mais grosso, pra bolsa ficar mais estruturada. Na parte de tecido coloquei entretela colante e um botão de pressão.
Fiz um bolso porque sei que ninguém gosta de procurar as chaves no fundo da bolsa cheio de tranqueiras...
Coloque a bolsa dentro do forro, sendo direito-com-direito pelo lado de dentro. Costure.
Vire e feche o "buraco" com pontos invisíveis. Borde a última carreira , que deixamos para facilitar a costura, e aproveite para prender o forro na bolsa com estes pontos. Coloque a alça. Fácil, né....
Se preferir fazer na horizontal, então é só marcar quadrados alternados, lembrando de fazer quadrados maiores, então o ideal é 3 cm.
1) Dê o nózinho no início do losango marcado. (Use uma linha mais resistente)
2) No sentido anti-horário, leve a linha de 1 para 2, de 2 para 3 , de 3 para 4, e volta para 1. Observe que a linha vai POR BAIXO do tecido.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
ALFINETEIRO EM PONTO CAPITONÊ PÉROLA
Como é feito de um composê, o paninho que eu tinha que mais gostei foi esse...
Cortei as tiras que formam um quadrado, inverti e emendei...
O quadrado ficou com 21 cm de lado.
Marquei o quadrado onde fiz o ponto pérola. O quadrado bem no meio deve ser a terça parte da lateral do quadrado ( fora a costura lateral). Como eram 21 cm, descontando 1 cm de costura (0,5 cm de cada lado), fiquei com 20 cm . Dividido por 3 = 6,6 cm, aproximadamente. É o tamanho do lado do quadrado. ( Os riscos a mais são minhas tentativas frustradas....)
Faça o ponto pérola ( pap no post anterior ).
Gostaram? Só não tenho certeza de que vou ter coragem de espetá-lo...Vou acabar colocando um "cheirinho" e deixando como sachê...
terça-feira, 25 de maio de 2010
CAPITONÊ PONTO PÉROLA E GRAVATINHA
Melhorei bastante, Graças à Deus. Aproveitei e até fiz uma pequena viagem pra ver minha mamãe, e fizemos uma comemoração de Dia das Mães atrasado... Agradeço sinceramente às muitas manifestações de carinho e preocupação de minhas amigas. Muito obrigada a todas, e que Deus possa nos abençoar a cada dia, para que possamos "ter vida, e vida com abundância."
Hoje trouxe pra vocês dois pontos que foram solicitados várias vezes. Realmente, muito lindos, e sem nenhuma dificuldade; na verdade são variações do ponto FOFOCA, que muitas pessoas fazem à muito tempo, só mudando a maneira de passar a linha e a "dobradura" que é feita depois, quase um origami.
O gráfico nem é necessário, porque na verdade vocês vão só dividir o tecido em "quadrados", e marcar alternadamente, ou seja, um sim e um não. Aconselho que o primeiro trabalho seja feito com um tecido como esse, com linhas que vão ajudar a fazer as dobras corretamente, até vocês entenderem bem.
O tamanho do quadrado tem que ser maior, porque como vamos levá-lo para dentro e depois dobrar, vai ficar um quadrado bem menor depois... Nesse exemplo que fiz, juntei três listas, que davam 5 cm e o quadrado no direito ficou com 3,2 cm. E se for muito pequeno também fica difícil dobrar depois. Então minha sugestão é que façam com 4 cm ou mais...
A quantidade do tecido deve ser o dobro, tanto na largura quanto no comprimento, porque os quadrados "costurados" somem, então vai cair pela metade o tamanho de seu trabalho.
Por exemplo: pra fazer uma almofada quadrada de 40 cm X 40 cm , deve-se usar um quadrado de 80 cm X 80 cm.
A linha usada deve ser mais grossa, a linha comum vai dificultar o trabalho. Eu gosto da linha de pesponto, mas não encontro variedade de cores...
Então vamos lá :
1) Marque o tecido, definindo os quadrados que serão "fechados".
2) Dão un nó no ponto inicial, cruze o quadrado, fazendo um X.
3) Cruze do outro lado, e volte para o ponto inicial.
4) Puxe a linha com força,fechando o quadrado, e dê dois nózinhos, para prender bem. Para fechar, empure o tecido para baixo, formando pregas. Empure o tecido na mesma direção, em sentido horário.
5) Assim...levando as pregas sempre para o mesmo lado, o losango se forma automaticamente. Vá "passando" as pregas e dobras com as unhas, para ir ajeitando.
6) Depois de todos costurados, aí sim dá pra definir corretamente as pregas...
7) O avesso definido....
8) O direito...
GRAVATINHA :
A gravatinha é o mesmo ponto, a única diferença é que se dá mais espaço entre os quadrados trabalhados, bordando no meio de dois losangos. O gráfico seria exatamente o mesmo, só com maior distância entre os quatro quadrados que formam as "gravatinhas".
Achei o nome estranho quando vi a primeira vez, mas tenho que concordar: quando juntamos dois quadradinhos e fechamos, fica exatamente como um "colarinho", e o acabamento com miçangas ou pérolas dá o toque final.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
CAPITONÊ ONDAS DE COPACABANA
Então aqui está o gráfico para fazer uma almofada pneu no ponto capitonê Ondas de Copacabana.
São necessários 50 cm de tecido, em toda a largura (+_1,50 cm ).
Fiz a almofada quadrada, ( 40 cm x 40 cm ), então usei o tecido com 85 cm, e largura de 60 cm. ( O tecido "encolhe" nas ondas, reduzindo a 50 %, mais ou menos.)
Para marcar, use o mesmo "padrão" de pontos da almofada pneu, só que para esta almofada eu usei quadrados de 2,5 cm, que acentuaram as ondas...Se quiser mais delicado, use 2 cm.
Então deixe uma margem de 3 cm, e trace em todo o tecido.
Depois de bordado, costure as bordas , de 5 a 6 cm, e prepare as "costas" da almofada, colocando o zíper ou outro fecho de sua preferência ( velcro, botão...). Alfinete frente e verso, direito sobre direito, e costure.
Deixe o zíper aberto um pouco, para virar depois.
Desta vez eu acho que acertei: quando fiz uma borda na almofada verde do ponto folhas, não fiquei satisfeita com o resultado; achei que ficou "murcho"...Nesta eu "recheei" as bordas com fibra acrílica. Não deu pra mostrar porque tem que ir colocando a manta por dentro e alfinetando....Mas o resultado ficou muito bom.
Eu até comecei uma almofada pneu de ondas, mas essa semana tem sido difícil pra mim, e desde sábado estou em repouso quase absoluto, hoje que consegui reagir um pouquinho...mas Deus é comigo, e a sua vontade é prioridade na minha vida...Então pra não ficar só no gráfico, trouxe as almofadas da Alessandra, que também está começando no capitonê, mas com um capricho e empolgação que dá gosto. Lindas as almofadas, vocês vão concordar...
Passou por aqui??? Não vá embora sem deixar seu recadinho....