Oi amigas! Cá estou eu com as minhas novidades...Sei que vocês não estranham mais, pelo contrário, percebi que gostam....Outro dia comemorei as mil seguidoras, e já passamos de mil e trezentos....Agradeço a todos que apreciam esse meu espaço.
Mas vamos, lá: vi um panô com esse efeito lindo, trêmulo, como se estivesse sob a água, e lembrei de ter visto meus alunos fazendo nas aulas de Artes; com papel, é claro. Figuras fracionadas e coladas, criando uma ilusão de ótica maravilhosa.
Então percebi que para fazê-lo era só misturar nossas técnicas já conhecidas do Bargello, um pouco da Convergência, e ia dar tudo certo.
É lógico que no exterior existem livros sobre o assunto, bem mais profundos, fiz somente o básico...
Então aqui está o resultado da minha tentativa (segunda-confesso, porque na primeira o desenho não colaborou...)
O que precisamos: quatro figuras idênticas de desenhos que se destaquem; muita informação não vai dar certo - essa foi minha maior dificuldade: encontrar um tecido com a figura repetida e que fosse bem destacada . Depois de fazer um e não ter o efeito, não me dei por vencida. Voltei à procura, e encontrei esse que gostei ( amo girassóis ) mas me deu o maior baile. Explico - é um tecido para toalha de mesa, sintético, fino, horrível de trabalhar. Mas eu não me rendo. Não ficou uma Brastemp, mas acho que vai dar pra entender o princípio, quem mora nos grandes centros com certeza vai encontrar tecidos de puro algodão.
Próximo passo: Marcar o tecido - meus quadros eram de 40 cm - O primeiro marquei de 5 cm, a partir do início. Essa medida é opcional, mas achei que ficaria bem proporcional. Agora vem o segredo. No segundo quadro, vamos mudar as marcações: vamos fazer com que as linhas estejam no meio das marcas anteriores. Então cortei 2,5 cm, descartei, e comecei a marcação de 5 em 5 cm. Como vão ser muitas tiras, antes de cortar já fiz as marcações, pra não me perder.
Intercale as tiras e costure. Aqui eu tive problemas - observem como o efeito está lindo. Mas ao costurar eu perdi um pouco desse efeito. Eu gostaria de ter usado um "pé-de-costura" menor, mas não foi possível porque meu tecido torcia e desfiava - usem algodão...
Façam o mesmo procedimento com as outras duas partes.
Começando a tomar forma...Abra as costuras e refile alguma pontinha.
Vamos repetir o processo, agora na vertical.....
Intercale e costure as fatias. Aqui foi a minha surra. Por mais cuidado que eu tive, agulhei cada emenda, mas o tecidinho vagabundo ( queria o que com R$ 5,50 o metro) não colaborou....Então me perdoem os defeitinhos....
Coloquei a primeira borda, mas como não cheguei a um acordo quanto à moldura, fica pra segunda-feira, uma boa desculpa pra eu voltar à loja.
E aqui meu avesso sofridinho.
Essa almofada linda eu encontrei AQUI, e tem mais fotos e referências de um livro sobre o assunto, pra quem quiser se aprofundar.
Quando meus filhos estudavam eu lia todos os livros de literatura recomendados pelos professores. E um que me marcou foi " Um girassol na janela" - de Ganymédes José. Minha filha leu na quinta série, eu acho, amou, e depois nós plantamos juntas algumas sementes em nosso jardim, e tivemos o prazer de vê-los florescer.
Um final de semana lindo pra todos...
Hola amiga!!!
ResponderExcluirTe quedó genial!
Felicitaciones!
Un fuerte abrazo desde Venezuela!!
isso é muito lindo... eu não teria talento para fazer tão bem feitinho, embora vc tenha explicado super bem. Valeu. Bom Final de semana
ResponderExcluirola sonia muito bom seus pap amei vou fazer todos estava mesmo precisando muito obrigado por compartilhar
ResponderExcluiroi vim conhecer seu blog e te convidar pra participar do sorteio do meu bloguito ficarei muito feliz
ResponderExcluirbjinhossssss!!!!!!!!
Oi Sonia.
ResponderExcluirSou de Casa Branca - SP - Cidade de Ganymedes José.
Amei os girassóis. Que Deus abençoe suas mãos para que você continue realizando esses lindos trabalhos.
Beijos!!!
ola
ResponderExcluirlindo adorei o resultado final sofrido mas muito original como todas as suas postagens obrigado por partilhar mais uma vez beijso e boa semana.
hermosos tus trabajos como siempre, cariños Ana
ResponderExcluirOlá Sonia! Não conhecia esse tipo de trabalho e adorei, ficou super original e o efeito é fantástico. Obrigada por compartilhar seus PAPs conosco...Sou mais uma seguidora sua e voltarei sempre para conferir as novidades.Apareça no meu cantinho.Beijos
ResponderExcluirChris
chrigifts.blogspot.com
olá sonia!!! sempre que posso to aqui visitando seu cantinho e aprendendo muita coisa com vc, fiz um urso graças a vc e seu psp fiz varias coisa com vc sou uma seguidora sua de carteirinha olha amiga vc e uma pessoa maravilhosa e quando poder passa la no meu cantinho e confere o ursinho que fiz graças a vc.... bjão e que Deus te abençoe MUIIIIIO ..................
ResponderExcluirSônia, que lindo o seu trabalho. Parabéns.
ResponderExcluirQuando eu crescer quero tentar fazer um desses.
Por enquanto não dá.
Ah amei todo o seu blog.
bjs
Que delicadeza... juro que quase chorei ao ver esse trabalho, vc é uma pessoa muito especial, adorei ter conhecido seu blog, parabéns pelo dom maravilhoso, vc é uma artista.
ResponderExcluirLindo!
ResponderExcluirGostei do seu blog e do trabalho de patch fraturado ou cortado, acho lindo o efeito. Obrigada por compartilhar a execução.
ResponderExcluir