quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CAMINHO DE MESA EM PATCHWORK












Vi esse caminho na comunidade Apliquê, feito pela Edna,achei lindo e na hora decidi fazê-lo, por vários fatores:


*** Estou precisando, chega de almofadas, por enquanto...

*** Vi a possibilidade de aplicar uma técnica que vi em algum lugar na NET, e que torna o trabalho simples e rápido. (Pra quem faz patchwork não deve ser nenhuma novidade, mas como é o primeiro que faço achei o máximo)

*** Estava com saudades de fazer um gráfico e os cálculos necessários...

Eta eu...precisa tudo isso só pra fazer um caminho de mesa???



O gráfico é bem simples, é uma sequência, que no caso usa 8 carreiras, mas que pode ser aumentado, e depois nas pontas faz o fechamento. Deixei o desenho em aberto pra ver melhor a sequência....











Pra fazer esse caminho cortei quadrados de 20 cm, que depois serão recortados, então o tamanho não é o do final do trabalho, vou explicar...

Usei então:

  • 2 quadrados de 20 cm na cor verde estampado


  • 6 quadrados de 20 cm na cor vermelha


  • 4 quadrados de 20 cm na cor bege


  • 2 quadrados de 14 cm na cor bege





















Costure os quadrados, em toda a volta, direito com direito Nessa ordem:
2 verdes com 2 vermelhos
4 beges com 4 vermelhos
Teremos então seis quadrados duplos.


















Agora trace 2 diagonais nos quadrados, e corte.































































Teremos então 6 x 4 = 24 quadrados.



Como vamos usar os dois quadrados beges nas pontas, vão sobrar dois quadrados.

Passe, tombando as costuras.




















Apare os excessos nos cantinhos.



Distribua os quadrados, observando o desenho a ser feito.





















Costure as faixas , com três quadrados.
















Costure as faixas de três, observando a sequência....


Costure uma faixa de 7 cm nas bordas.


















Até aqui tava muito bom, muito fácil, mamão com açúcar, como diziam meus alunos....


Mas agora coloquei a manta e o forro e fui "quiltar"....ai ai ai...aqui confesso que penei, nem fiz tudo....Perdi pra máquina, pra manta, pras cores.....Nem imagino como fazer uma colcha.... Quem mandou eu não aceitar o convite da Rose Becker pra fazer a Patch Aula...

Já tinha feito algumas bolsas e necessaries, mas não tinha gostado, confesso...Mas valeu como experiência, na próxima tenho certeza que melhoro.




















Fiz esse em preto e branco, em tamanho bem maior como toalha para uma bancada de refeições. Não coloquei a manta, mas não foi de medo, não. Queria uma toalha mais leve, pra se lavar todo dia. Ficou bem suave....


Bom, agora que já viram como é fácil, vou explicar como cheguei às medidas e quantidade:



  • Os quadrados vermelho/verde são oito; como ao dividir o quadrado tenho 4 partes, 4 x 2 = 8; logo preciso de dois de cada.

  • Os quadrados branco/vermelho são 14; preciso então de 4x 4 = 16; preciso de 4 de cada, mas vão sobrar dois, porque vou usar 2 quadrados inteiros em bege.

  • Para calcular o tamanho do quadrado a ser usado, pensei o seguinte: cada diagonal vai me dar dois quadrados, como quero quadrados de +- 12 cm , mais as costuras e pequenos acertos, preciso de 14 cm x 2 = 28 cm na diagonal. A diagonal do quadrado é igual ao lado multiplicado por raiz de dois, que é aproximadamente 1,41. Então 28 dividido por 1,4 é igual a 20.

Mais um motivo pra eu fazer (como se precisasse...rsrsrs...): exercitar um pouquinho minha matemática.


Espero que tenham gostado.



Vou descansar, porque estou toda amarrada com um monte de fios e um cinto super apertado ( eletrocardiograma dinâmica), um calor danado e só posso tomar banho amanhã, depois que retirar....


E o que está acontecento, tá aumentando o número de seguidores, mas ninguém deixa recadinhos????



Beijos pra vocês....































36 comentários:

  1. BOA NOITE SONIA,ESSE CAMINHO DE MESA DEVE FICAR BEM LINDO PARA DECORAÇÃO EM TODAS AS ÉPOCAS MAS EM ESPECIAL NO NATAL , QUE BOM VOCÊ SEMPRE TRAZENDO NOVIDADES PARA NÓS ,OBRIGADO E UM ABRAÇÃO ,FIQUE COM DEUS .

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa, que lindo ! Eu comprei esse paninho de joaninha essa semana.
    Parece fácil, mas também acho que vou levar uma surra da máquina, nunca fiz um desses!

    Bejoks e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Sônia eu sou muito burrinha, sabe como eu fiz ,cortei os quadrados depois os triângulos um a um e costurei. Ai que burra da zero pra ela rsrsrs. O pap está ótimo, só que os créditos são da Elisabeth da Felizartes, afinal eu copiei dela. Outra coisa vc era professora de matemática? Bjos Edna

    ResponderExcluir
  4. Olá Sônia, bom dia! Muito bonito seu caminho de mesa., lindo mesmo. Parabéns por tudo que você faz, com muito carinho e dedicação. Muita saúde para você e que você continue essa pessoa maravilhosa. Fique com Deus. Abraços. Eliana Gouveia Gregório.

    ResponderExcluir
  5. OI Sonia..
    Mil Desculpas. Menina eu ñ gosto de me tornar seguidora e ñ deixar um recadinho.. nananinanão..
    Isso ñ se faz......è de chorar... rsrsr
    É que fiquie apurada, meu menino começou a reclamar e fui ver, ele estava com muita febre... ai .. Não deu tempo de vim aqui me sentar e te elogiar MUITOOOOOOOOOOOOOOOO
    Amei sei cantinho . Sua criatividade e seu coração ... Nossa vc explica tudo com tado zelo e dedicação..... Que ate me empolguei em fazer o cachorrinho.... Apesar de achar esses bichinhos complicados D+ pra montar.... E agora esse trilho lindão... e com tudo tão explicadinho...
    Show de bola
    PARABÉNS!!!!
    Estimo melhoras pra vc...
    1000 beijokinhas pra vc..
    Espero sua visita no meu cantinho..
    Amiga ñ repara falo muuuuuito.. srssr

    ResponderExcluir
  6. Querida Sonia,
    está M A R A V I L H O S O o seu trilho! Lindo mesmo, o patch e as cores. O cinza tbem ficou muito delicado. Vc é mesmo especial, tudo o que faz, faz bem feito. Parabens!
    Cuide-se direitinho viu?
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Sonia, obrigada pela visita, é muito bom receber alguém como vc, pois sou sua fã de carteirinha, sempre estou aqui pra ver as novidades lindas que vc faz, e fico cheia de alegria ao receber um comentário seu. Obrigada e DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  8. Voce deu uma modificada, não é verdade? Não esta como o gráfico.
    Mas ficou muito bonito

    ResponderExcluir
  9. Dú: como eu disse no post, no gráfico eu deixei as pontas em aberto, se vc quiser aumentar é só continuar a sequência. Mas nas pontas vc faz a última invertida, p fazer o fechamento.

    ResponderExcluir
  10. que blog lindo parabens!!!!
    bjs boa semana
    Edna

    ResponderExcluir
  11. Estoy Impresionada por tanta Generosidad de su parte. Gracias por enseñar tanto y por Explicar todos sus trabajos como los hace. Yo estoy tratando de aprender Patchwork y Manualidades, Muñecos Country y algo de Conservación de Alimentos (Guardar Frutas, Hortalizas etc en frascos y duran un año más o menos) Que Dios la Bendiga y Multiplique su Generosidad Dede Caracas, Venezuela. Trataré de hacer este Camino de Mesa para Navidad. Gracias

    ResponderExcluir
  12. Esou iniciando na arte do Patchwork aprendendo pela net por várias fontes de informações, e graças ao blog de fazendo-arte-com-quiane.blogspot.com cheguei até seu blog. Estou feliz porq encontrei + uma fonte de pap aulas de patchwork. Sua generosidade com tantos paps de graça só Deus prá lhe recompensar. Abraços e bjs.
    Marize/Maceió-AL/BR.

    ResponderExcluir
  13. SONIA, QUE LINDOS SEUS TRABALHOS!
    PARABÉNS!
    OBRIGADA PELAS SUA VISITA AO MEU BLOG.

    MARIA SIMÕES

    ResponderExcluir
  14. Estava mexendo na Net e encontrei seu blog,vc é maravilhosa e de um coração enorme, que Deus te proteja e te presentei com muitos anos de vida e saude,para que vc possa nos presentear com esse trabalhos maravilhosos

    ResponderExcluir
  15. Que lindossss adorei,sera que um dia chego la rsrs,não levo muito jeito com a maquina de costura rsrsr.

    Mas a sua combinação de cores esta um espetaculo.


    Beijinhos otimo dia,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Adorei os seus trabalhos,sou iniciante em paninhos e já estou apaixonada,suas dicas vão me ajudar muito.Parabéns!Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Adorei seus trabalhos!sou nova na arte com paninhos e já estou apaixonada.Suas dicas vão me ajudar muito.Parabéns!Bjs

    ResponderExcluir
  18. Amei seus trabalhos. Não sou muito boa na arte da costura, mas vou tentar. Você está de parabéns. Fka com DEUS. Bjs . Meu nome é Cleide.

    ResponderExcluir
  19. Amei esse trabalho, achei super lindo mesmo.
    Vou fazer só não sei quando pq to cheia de encomendas rsrsrs, mas vou fazer um pra mim.
    Obrigada por compartilhar.
    Estou te seguindo e sempre vou estar aqui pra saber das novidades. bjuss

    ResponderExcluir
  20. Continue fazendo coisas maravilhosas como esse caminho de mesa. Voce nasceu com o dom de fazer e ensinar. Parabens

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    adorei esses caminhos de mesa, voce poderia me mandar a quantidade dxe panp.


    tipo ? cm para as costas, ? para o meio etc;
    no aguardo


    bjs

    ResponderExcluir
  22. Olha, como é bom ter uma pessoa que compartilha seus conhecimentos, parabéns pela sua disposição de nos explicar direitinho esse passo a passo,mas queria lhe perturbar mais, da para me mandar a quantidade exata de tecido que compro para fazer este caminho de mesa, meu e-mail:macfsouza@rn.gov.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia, estava de bobeira na net e encontrei teu blog, graças a Deus... to começando a me interessar por patchwork e fiquei encantada com os teus trabalhos. Parabéns!!! Ha e vou voltar sempre, pode acreditar. Bjus boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Hola encontre tu blog de casualidad y quede maravillada con tus trabajos. Gracias por mostrar y enseñar tanta cosa linda

    ResponderExcluir
  25. EU AMEI GOSTARIA DO VIDEO PASSO APASSO NÂO ENCONTREI OU NAO TEM VIDEOPARABENS DEMAIS.

    ResponderExcluir
  26. Adorei seu trabalho e que didatica vc tem para deixar tudo mastigadinho para nós obrigado

    ResponderExcluir
  27. me encanta todos los trabajos que compartes con nosotros gracias

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu já sou fã de seu blog e procurando por caminho de mesa encontrei este seu PAP. Não vou fazer agora, estou correndo com uma viagem, mas quando voltar quero tentar.
    Obrigada pelo PAP.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. DEUS te ilumine obrigada pelas aulas bjs seu blog é um de meus favoritos bjs

    ResponderExcluir
  30. Que maravilha, encantada. Sua aula é maravilhosa. Estou começando no patcwhork e logo encontrei este trilho maravilhoso. Assim que o fizer venho contar. Achei-a aqui na net e vou visitá-la sempre, obrigada e bjos anna

    ResponderExcluir
  31. EU CONSEGUI!EU CONSEGUI!EU CONSEGUI!EU CONSEGUI!EU CONSEGUI!
    Querida, muito obrigada!
    EU CONSEGUI fazer um!!!
    Amei o PAP. Vc é 10!!!!

    ResponderExcluir
  32. Acabei de comprar uma maquina, e nunca fiz patchwork,Mas vou tentar fazer este caminho que achei lindo e bem explicado. depois conto como ficou.
    obrigada pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  33. Lindo!!!! amei e super explicadinho. Bjins

    ResponderExcluir
  34. Rosemeire Brasil do Prado8 de maio de 2014 20:59

    Lindo e fácil, pois esta muito bem explicado! parabéns pelo seu trabalho. Grande abraço

    ResponderExcluir
  35. Oi, 1a vez que venho em seu blog e amei tudinho!!! Adorei esta explicação, vou fazer e depois te convido a ver como ficou. Beijossss

    ResponderExcluir