terça-feira, 8 de junho de 2010

PONTO ESTRELA



Depois de um feriado prolongado passeando, nada como voltar à rotina. E como ao fazer o ponto pérola percebi que ele dava base para mais alguns modelos, hoje fiz a "ESTRELA", que tanto pode ser feita única, como emendando várias, de cores diferentes , para fazer mantas, colchas, bolsas, etc... Fiz uma toalha, que ficou mais pra patchwork, que pra capitonê, mas acho que mexer com tecidos acaba sempre em patch.




Pra fazer uma estrela que termine num quadrado de + - 40 cm, que seria o ideal para uma almofada, usei um quadrado de 60 cm de tecido. Deixando uma margem de15 cm, marquei 45 cm, que pode ser só o ponto nos quatro cantos....


É só unir os quadro cantos como no PAP do ponto PÉROLA....



Puxe o fio e faça dois nózinhos bem firmes....


Pronto, ajeite as pregas até formar o quadrado no direito do tecido.




Agora começamos a fazer a " ESTRELA": Pegue a ponta de um canto do quadrado e dobre, alinhando com a diagonal do quadrado, como nos pontos vermelhos...



Faça a mesma coisa no segundo canto....



....no terceiro....





...e no último canto. Agora é só ajeitar as pontas que a "ESTRELA" estará pronta.




Dê alguns pontinhos pelo avesso, para firmar as pontas.




Como eu resolvi fazer uma toalha, coloquei uma borda de 10 cm e fiz o "sanduiche": coloquei a manta acrílica e um forro.




Para fazer o acabamento coloquei uma tira de 4 cm de largura. Muito fácil, não é?

Espero que tenham gostado e que façam lindos trabalhos.












9 comentários:

  1. Adoro o seu blog! Lindo trabalho!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. JÁ ESTAVA COM SAUDADES.MAIS UM PONTO LINDO.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. Estou amando o seu site!! Já tinha feito algumas almofadas básicas em ponto capitone, mas sem saber o nome do ponto usado, aprendi olhando e quebrando a cabeça mesmo! Agora que descobri o nome estou me fartando na internet,até que achei seu blog!! Estou me esbaldando em tantas coisas lindas. Já tirei vários graficos e vou tentar hoje uma em cetim, todas que fiz foi em oxford. Obrigada pela sua generosidade!! Bjuss!!

    ResponderExcluir
  4. olá gostaria de te agradecer pelos gráficos disponíveis das alomfadas em capitonê!!!
    queria saber se vc já ouviu falar das almofadas em rosas de organza??Gostaria de tentar algumas,será que vc não sabe onde encontro os moldes!!!

    desde já agradeço!!

    Hanna, hannavs16@msn.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu Blog,parabéns pelo seu trabalho e pela boa vontade de compartilhar com todos.Que o Senhor abençõe muito sua vida em tudo.Obrigada,beijos!

    ResponderExcluir
  6. Origami com tecido.... como diriam os meus alunos "que fixe".
    Veja o blog ( http://mousechirpy-polkadotpineapple.blogspot.com/)vai gostar. É em inglês mas dá para traduzir.

    ResponderExcluir
  7. Há anos que olhava os trabalhos de capitonê, sem saber o nome e os achava lindíssimos...há anos que achava essa técnica complicadíssima, já que não fazia a mínima ideia de como fazer!
    Muito obrigada por ensinar!
    Um dia destes, também eu vou tentar e, se conseguir, vou ficar muito feliz.Obrigada uma vez mais, por partilhar estes conhecimentos.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Aldaise
    Você está de parabéns, adorei sua iniciativa de colocar o passo a passo, de você compartilhar os seus conhecimentos me faz muito feliz e eu passo adiante tudo que aprendo nesse blog.
    Beijão e continue assim, que o Pai Celestial te ilumine sempre.

    ResponderExcluir