sábado, 26 de junho de 2010

ORIGAMI EM TECIDO - PANÔ DE RECADOS



Tenho me divertido fazendo algumas dobraduras em tecido que encontrei em alguns blogs, e quando vi uma imagem na capa de uma revista ou livro que utilizavam estas flores, não tive dúvidas: essa eu vou aproveitar pra alguma coisa ...Fiz esse panô-porta-recados-cartas-contas...


Fiz as flores em quadrados de 18 cm. O PAP das flores encontrei no blog da Maria Elza, que tem coisas ma-ra-vi-lho-sas...Sempre novidades muito bem explicadas...
http://melzamelo.blogspot.com/2010/02/dobradura-flor-feita-com-um-quadrado.html

Coloquei minhas flores num quadrado, acrescentei a moldura....



Depois coloquei a borda que seria o fundo do envelope.....




Fiz a parte superior do envelope coloquei o viez de acabamento e as alças, que por falta de algo melhor estão penduradas numa baqueta de bateria ganha em algum show....(deixa o dono descobrir....)


Acho que estou numa fase egoísta, porque esse também é meu.


Bom final de semana....Bjs.


sábado, 19 de junho de 2010

DRESDEN PLATE - SACO-PARA-PÃO

Amo uma novidade...então quando percebo estou com dois ou mais trabalhos começados e vou pra outro. Foi o que aconteceu essa semana. Minha amiga Marly postou esse vídeo, e eu mais do que depressa corri fazer...Como o resultado ficou legal, tratei de achar uma aplicação útil pra ele, e que ficasse "pra mim", já que a maioria das minhas coisas vão de presente, e eu fico só na saudade....
O vídeo é em inglês, mas as imagens falam por si, vocês vão concordar.





Tá certo que os nossos tecidinhos não são tão lindos como os americanos e japoneses, mas achei que o resultado ficou legal.


Tratei de aproveitá-lo e fiz minha versão de saco-de-pão, que na verdade é um envelope, porque gosto de colocar a forma de bolo, travessa com torta, o seja lá o que estiver boiando na mesa.
Pra fazer meu envelope usei uma tira de 50 cm de largura, por 1 m de comprimento de etamine ( mas pode ser um algodão, aquele pra fazer guardanapo fica bom).
Coloquei viez na parte interna ( se preferir use viez pronto : 2,50 m)
Depois coloquei o viez no contorno, unindo ao mesmo tempo as partes do envelope.Prontinho.

Como no vídeo ela usou um molde em acrílico, tratei de fazer uma "gambiarra" (hahaha...será que vocês sabem o que é isso?) Jeitinho brasileiro....


Pegue uma folha de papel e dobre, deixando um quadrado. Dobre ao meio.


Dobre novamente: serão quatro partes iguais....
Corte as pontas. O meu passei para o papelão, pra ficar mais fácil de riscar no tecido. Nesse caso serão 16 peças.
Encontrei esse molde na NET, mas confira a medida do quadrado....





Aqui está um PAP rápido pra memorizar : é só cortar as peças, dobre a parte maior e passe uma costura. Corte o cantinho, abra a costura com as unhas, e vire; a pontinha fica bem certinha. Depois é só unir todas as partes e colocar o miolo.




Vejam que linda essa almofada da Edy: ela usou duas cores suaves, ficou muito bom, né...
Um caminho de mesa , ou tapete....
E essa fofura enfeitando o quarto de uma menininha...


Muito legal, não? Espero que tenham gostado. Um bom final de semana pra todos....


terça-feira, 15 de junho de 2010

PÉROLA-FLOR - CAPITONÊ

Este ponto é realmente uma "PÉROLA"....nos dá muitas possibilidades de trabalho. Desta vez fiz um que parece uma flor; e como queria alguma coisa diferente, e que aproveitasse os meus paninhos fiz um caminho de mesa, pra acompanhar a toalhinha de fogão que já tinha feito. Usei meus tecidos tingidos que estou tentando acertar.
Para um caminho de + - 1,50 m, fiz sete quadrados de 20 cm, alternados com mais sete quadrados do tecido da borda.



Para fazer um quadrado de 20 cm com a pérola -flor, usei um quadrado de 30 cm e marquei uma quadrado de 10 cm bem no centro ( PAP PONTO PÉROLA). Com a mesma linha que fechou no avesso traga para o direito, leve a linha para o meio de um lado do losango. Faça o mesmo nos quatro cantos.





Puxe a linha e feche com um nozinho.


Primeira opção.



Segunda opção: vire um dos lados com o ferro.








Trabalhos que achei na NET.


Lindo, não acharam? Beijão pras minhas amigas que sempre me mandam um recado carinhoso; fico super feliz....





terça-feira, 8 de junho de 2010

PONTO ESTRELA



Depois de um feriado prolongado passeando, nada como voltar à rotina. E como ao fazer o ponto pérola percebi que ele dava base para mais alguns modelos, hoje fiz a "ESTRELA", que tanto pode ser feita única, como emendando várias, de cores diferentes , para fazer mantas, colchas, bolsas, etc... Fiz uma toalha, que ficou mais pra patchwork, que pra capitonê, mas acho que mexer com tecidos acaba sempre em patch.




Pra fazer uma estrela que termine num quadrado de + - 40 cm, que seria o ideal para uma almofada, usei um quadrado de 60 cm de tecido. Deixando uma margem de15 cm, marquei 45 cm, que pode ser só o ponto nos quatro cantos....


É só unir os quadro cantos como no PAP do ponto PÉROLA....



Puxe o fio e faça dois nózinhos bem firmes....


Pronto, ajeite as pregas até formar o quadrado no direito do tecido.




Agora começamos a fazer a " ESTRELA": Pegue a ponta de um canto do quadrado e dobre, alinhando com a diagonal do quadrado, como nos pontos vermelhos...



Faça a mesma coisa no segundo canto....



....no terceiro....





...e no último canto. Agora é só ajeitar as pontas que a "ESTRELA" estará pronta.




Dê alguns pontinhos pelo avesso, para firmar as pontas.




Como eu resolvi fazer uma toalha, coloquei uma borda de 10 cm e fiz o "sanduiche": coloquei a manta acrílica e um forro.




Para fazer o acabamento coloquei uma tira de 4 cm de largura. Muito fácil, não é?

Espero que tenham gostado e que façam lindos trabalhos.












terça-feira, 1 de junho de 2010

DOBRADURA - APOIO DE COPOS - COASTERS







Essa semana estive ocupada fazendo um casacão pra minha filha, então sobrou pouco tempo pra minhas "artes"; mas pra não perder o costume fiz esses apoios de copos/xícaras, que acho muito útil, pois sou a primeira a carregar lanchinhos pra beira do computador...

Vamos precisar de : cinco quadrados ( 12 cm de lado ), sendo um de cor contrastante para o fundo, e uma tira de 4 cm de largura e + - 55 cm de comprimento.

Passe os quadrados dobrados ao meio pela diagonal; passe a dobrinha: como o tecido está enviesado ela se formará facilmente.












Agora é só pregar a tira e fazer o acabamento. Se tiver dificuldade em fazer os cantinhos, esse vídeio é em ingles mas dá pra entender muito bem...





Aqui estão alguns trabalhos que usam a mesma técnica: a cesta infelizmente não anotei de onde tirei, mas as almofadas lindas são da PATCH BAHIA.




E pra quem gostou do meu café cremoso, tem o PAP AQUI:
Gostaram??? Até semana que vem (feriado passeando....)o ponto pérola promete muito mais....